Nascente do Rio Amazonas
foto tirada do google imagens
Principais Afluentes
O rio Amazonas possui aproximadamente 1.100 afluentes que formam a maior bacia hidrográfica do mundo, com extensão de 7.008.370 km². O rio Amazonas percorre territórios do Peru, Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana e Venezuela. No Brasil o rio se estende por 3.843.402 km² e banha os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso.
O rio Amazonas possui afluentes em ambos os lados de suas margens, e por estarem nos dois hemisférios (norte e sul) permitem a dupla captação de águas das cheias de verão.
Principais afluentes do Rio Amazonas na margem direita: Javari, Purus, Madeira, Tapajós, Xingu etc.
Principais afluentes do Rio Amazonas na margem esquerda: Iça, Japurá, Negro, Trombetas, Jari etc.
Curiosidades sobre o rio Amazonas
- O rio Amazonas atravessa uma das maiores florestas tropicais do mundo, a Floresta Amazônica. A flora da Amazônia apresenta grande variedade de espécies, sendo a maior biodiversidade do planeta, incluindo mais de 1,5 milhões de espécies vegetais catalogadas.
- O rio Negro é o segundo maior rio do mundo em volume de água e o maior afluente da margem esquerda do Rio Amazonas. Suas águas escuras se encontram com as águas barrentas do rio Solimões próximo à cidade de Manaus, onde correm lado a lado, sem se misturarem ao longo de 6 km.
Pororoca
A pororoca é o fenômeno caracterizado pelo encontro de um grande rio com o mar sendo que esse choque provoca um enorme barulho e gera grandes e violentas ondas causando forte destruição em ser percurso, modificando, assim, as margens dos rios e destruindo a vegetação ribeirinha.
No rio Amazonas, a pororoca acorre na foz, no encontro com o oceano atlântico, normalmente nos meses de outubro. Durante o fenômeno, as ondas aproximam-se de três metros de altura, podendo chegar a uma velocidade de 50 km por hora.
Importância Global Da Bacia do Rio Amazonas
A bacia do rio Amazonas (cerca de 6 milhões de km2) é a maior do mundo com descargas médias medidas na saída do rio Amazonas de cerca de 206 000 m3 s-1 (Callède et al., 2010) e o suprimento de sedimentos estimado é de 800-1200 Mt.a-1 (Meade et al, 1985; Martinez et al, 2009). É o lar da maior floresta tropical do mundo. O rio Amazonas é responsável por quase um quinto das águas doces fornecidas aos oceanos, 7% das espécies químicas
dissolvidas e 5% dos sedimentos fluviais (Degens et al., 1991).
Referencias
O Amazonas é o segundo rio mais extenso do planeta, apresenta 6,4 mil quilômetros, sendo menor apenas que o rio Nilo (7.400 quilômetros). No entanto, apresenta a maior vazão de água. A nascente do rio Amazonas está localizada no lago Lauri, nos Andes do Peru. O rio Amazonas está presente nos países do Peru, Colômbia e Brasil, em sua bacia hidrográfica estão também os países da Bolívia, Equador, Venezuela e Guiana.
Bibliografia:wikipédia,InfoEscola,Ambiente Brasil.
Blog Elaborado Pelas Alunas: Suani Gabrieli e Yasmin Tomaz Do C.E.M.Nova Esperança 8ºano C
Nenhum comentário:
Postar um comentário